João Diamante

João Diamante é o carinhoso apelido de João Augusto Santos Batista. Jovem, negro e nordestino, João é morador de favela e foi premiado em 2017 com o título de “Chef Revelação pelo Prêmio Infood de Gastronomia”. Ele também é o criador do projeto de gastronomia social Diamantes na Cozinha.

Um pouco de história

João Diamante é protagonista de uma bela história de superação. Hoje com 27 anos, o chef nasceu na Bahia e foi criado na Divinéia, no Complexo do Andaraí (RJ). João foi lapidado desde bem cedo. Aos 7 anos já assava pães, às escondidas, em uma padaria perto de casa. Após completar os estudos básicos, o jovem chef conseguiu servir na Marinha e lá conheceu uma cozinha industrial pela primeira vez. No quartel trabalhou como ajudante de cozinheiro e teve o talento gastronômico reconhecido por comandantes e autoridades públicas. Decidido a se especializar no assunto, João fez um curso técnico em Nutrição e com bastante esforço se formou na faculdade de Gastronomia da Estácio de Sá/Alain Ducasse.

Após passar pela cozinha do Iate Clube do Rio de Janeiro, João foi selecionado, entre estudantes de todo o Brasil para atravessar o Atlântico para um estágio no Le Junes Verne, o restaurante da Torre Eiffel, em Paris. Mesmo sem dominar o idioma francês, João voltou a se destacar e seu trabalho despertou curiosidade até no lendário chef Alain Ducasse. Focado em seguir seu sonho no Brasil, o baiano declinou a proposta de estágio feita pessoalmente pelo cozinheiro francês e imediatamente decidiu criar seu projeto social Diamantes na Cozinha, no bairro do Méier, também no Rio.

Após cozinhar nos Jogos Olímpicos de 2016 ao lado de nomes como Flávia Quaresma e Alain Ducasse, João foi chef executivo do Fazenda Culinária, o restaurante do Museu do Amanhã por dois anos. Nesse período João foi premiado com o título de “Chef Revelação pelo Prêmio Infood de Gastronomia” em 2017. Em agosto de 2018 João decidiu se dedicar integralmente ao projeto social Diamantes na Cozinha. Atualmente ele viaja pelo Brasil para conhecer produtores, cozinheiros, chefs e empreendedores de todo o país para aprofundar seus conhecimentos sobre a gastronomia brasileira. Seu objetivo é agregar sua prática de gastronomia cidadã a todo o Brasil e seguir a fazer a diferença no mercado nacional nos próximos anos.

 

Compartilhar

João Diamante - 2017